Você já se perguntou por onde passa seu pagamento, desde que sai da conta do seu cliente no exterior até chegar na sua conta bancária no Brasil? São tantos termos e nomes diferentes para as instituições envolvidas no processo que esse entendimento pode ser confuso.
Dito isso, vamos simplificar e resumir todo o processo.
Ordering Customer
Uma vez que sua conta de câmbio para receber os pagamentos em moeda estrangeira está aberta, você receberá os seus dados e conta.
Esses pagamentos são enviados via Wire Transfer usando o sistema Swift, que basicamente é um sistema de pagamento internacional, conectando bancos e moedas ao redor do mundo.
Como Ordering Customer, podemos considerar o seu cliente propriamente dito ou a plataforma que ele usa para enviar os seus pagamentos.
Algumas empresas do exterior fazem o processo de envio do pagamento por conta própria. Solicitando os seus dados de conta, a empresa irá imputar esses dados no sistema de pagamento e fará o envio, dando início ao processo.
Outras empresas disponibilizam para os seus contratados uma plataforma para que eles mesmos possam definir o destino do pagamento. Neste caso, o contratado acessa a plataforma e insere os dados da conta para a qual enviará os valores.
Com esta solicitação de pagamento definida, o processo é iniciado com o envio do pagamento.
Ordering Institution
Ordering Institution (Banco Emissor) é justamente a instituição responsável por fazer o envio do pagamento. Ele é o banco do seu cliente no exterior ou o banco que realiza as operações de pagamento da plataforma em que você inseriu seus dados.
O Banco Emissor é o responsável pelo envio do pagamento e possui os registros e documentos que detalham a operação.
Intermediary Institution
Intermediary Institution, ou Banco Intermediário, é o banco que conecta o Banco Emissor ao Banco Beneficiário (Account with Institution). Junto ao Intermediário, o Banco Beneficiário mantém uma conta em moeda estrangeira, na qual o pagamento será recebido.
Uma vez que o pagamento é creditado nesta conta, ele é identificado pelo Banco Beneficiário e processado para a próxima etapa.
Account with Institution (Beneficiary Institution)
Tendo o Banco Beneficiário (Account with Institution) recebido o pagamento, ele é disponibilizado em moeda estrangeira na conta de câmbio do cliente final.
Com os valores em conta, o cliente acessa o sistema do banco para fazer a operação de câmbio, convertendo a moeda estrangeira para reais e definindo a conta corrente em que quer receber esses reais.
É importante ressaltar que a conta corrente definida pelo cliente precisa ter o mesmo registro cadastral da conta de câmbio do cliente junto ao Banco Beneficiário. Isso significa que se você tem uma conta de câmbio PJ, você só poderá enviar os valores convertidos para uma conta corrente da sua PJ.
Beneficiary Customer
Após a operação de câmbio, o pagamento é recebido em reais na conta corrente do cliente final (Beneficiary Customer), onde pode ser usado para as movimentações bancárias tradicionais (transferências, pagamentos, saques, investimentos, etc).
É um longo caminho que o pagamento trilha até chegar na sua conta. Ainda bem que, com os avanços dessa tecnologia (Swift), o prazo para transcorrer este caminho tem sido reduzido ao longo dos anos.
Hoje, seu pagamento chega dentro de um dia útil na sua conta de câmbio com o banco parceiro da TechFX. Podendo, em alguns casos, chegar no mesmo dia em que foi enviado pelo Banco Emissor.
E o melhor, apenas com taxa 0,5% 🙂